Apresentação

A ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital é uma instituição pública de ensino superior criada em 1999, mas estando em funcionamento desde 2001.

A ESTGOH é uma unidade orgânica do Politécnico de Coimbra localizada em Oliveira do Hospital. As áreas de ensino estão organizadas em dois departamentos: Departamento de Ciências e Tecnologia e Departamento de Gestão.

 

A História

A criação da ESTGOH ocorreu num contexto de fecho do ciclo de expansão da rede de ensino superior politécnico estatal. Neste contexto, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) considerava, em 1994, a hipótese de criação de um Pólo na zona da Beira Serra. Para avaliar a solidez prática do projeto, encomendou ao Instituto de Estudos Regionais e Urbanos da Universidade de Coimbra (IERU) um estudo com o objetivo de “procurar avaliar a previsibilidade de êxito da eventual localização do Pólo Beira-Serra do Instituto Politécnico de Coimbra no concelho de Oliveira do Hospital”. Pressupondo a criação de pelo menos dois cursos de licenciatura – um ligado às tecnologias e outro à gestão – o estudo do IERU, concluído em 1995, apresentava resultados animadores: “estando garantida a qualidade dos cursos a ministrar, a nova escola poderá atrair, na região envolvente, um nível de procura mais do que suficiente para a justificar”.

Apoiado no resultado do estudo e na vasta experiência dos seus pólos de tecnologias e gestão, o IPC apresentou ao Ministério da Educação, na segunda metade da década de 90, a proposta de criação da ESTGOH, cuja aprovação, em 1999, conduziu ao aparecimento da Escola. As atividades escolares iniciaram-se no ano letivo de 2001/2002, em instalações provisórias cedidas pelo Município de Oliveira do Hospital, com dois cursos de licenciatura: “Administração e Finanças” e “Engenharia do Território e do Ambiente”. No ano letivo de 2002/2003, a par da alteração curricular e de denominação deste último curso para “Engenharia Civil e do Ambiente”, a ESTGOH abriu mais uma licenciatura: Engenharia de Computadores e de Sistemas Informáticos.

Durante o ano letivo de 2003/2004, a ESTGOH preparou intensamente a abertura de uma nova licenciatura em Administração e Marketing, procurando responder a uma carência de formação nesta área. Com o acolhimento da proposta apresentada, iniciou-se no ano letivo de 2004/2005 o primeiro ano da licenciatura em Administração e Marketing, aumentando para quatro o número de cursos de licenciatura na Escola.

A busca de novas ofertas educativas pela ESTGOH continuou e no ano de 2006, este estabelecimento começou a lecionar o seu primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Telecomunicação e Redes. O sucesso desta primeira experiência levou a uma expansão da oferta educativa, neste nível. Já em 2007, entraram em funcionamento os CET em Qualidade Ambiental (em pareceria com a Escola Profissional de Santa Comba Dão), Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos (em funcionamento na ESTGOH) e Condução de Obra (em pareceria com a Escola Profissional de Santa Comba Dão e a Escola Profissional da Serra da Estrela).

O ano de 2007 marca também a principal viragem e, talvez, o maior desafio da Escola desde a sua criação: a adequação de todos os seus cursos bietápicos ao modelo de ensino e organização decorrente do processo de Bolonha.

Em 2009, abriu a licenciatura de Gestão Integrada em Qualidade, Ambiente e Segurança, contudo, em 2012 a licenciatura deixou de ter vagas disponíveis para futuros alunos.

A partir de 2013 iniciou-se um período de expansão das atividades de ensino que se prolongará até 2019. Neste período foram criados vários novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais: Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Gestão Comercial e de Marketing, Contabilidade e Fiscalidade, Qualidade, Ambiente e Segurança, Redes e Sistemas Informáticos e Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação. São ainda criadas as licenciaturas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território, Gestão de Bioindústrias e de Sistemas e Tecnologias de Informação. No âmbito dos processos de acreditação junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), procedeu-se à reestruturação das licenciaturas em Administração e Marketing e Administração e Finanças, da qual resultam as atuais designações de Marketing e de Contabilidade e Administração, respetivamente.

Ao nível da formação pós-graduada, foram ainda criados os cursos de Mestrado em Marketing e Comunicação, este em parceria com a Escola Superior de Ensino de Coimbra, em Informática Aplicada e em Gestão de Negócios.