IPC no Projeto Fundo Solidário

Logotipo Justiça e Paz - Espaços e eventos

O que é o Fundo Solidário?

O Projeto Fundo Solidário, em parceria com diversas entidades da cidade de Coimbra, sob a coordenação do Justiça e Paz, visa apoiar estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas na prossecução dos seus estudos. Alertando e mobilizando a comunidade académica e a população em geral para esta problemática, defende a igualdade de oportunidade no acesso e sucesso académico e pretende prevenir o abandono escolar.

Quais os valores do Fundo Solidário?

a) Defesa da pessoa humana – na sua dignidade, liberdade e transcendência – e promoção do bem comum – na justiça e na solidariedade –, no âmbito dos valores cristãos e da Doutrina Social da Igreja.
b) Conhecimento atual da realidade do Ensino Superior em vista a uma adequada resposta social.

Como ajudamos?

O Fundo valoriza a especificidade de cada caso e procura encontrar um apoio específico e satisfatório, no sentido de cada estudante poder prosseguir os seus estudos. Com a ajuda da rede de parceiros, encontrará diferentes respostas, consoante as necessidades do estudante, mesmo que seja o encaminhamento para outras respostas sociais de entidades externas. Ajudamos no pagamento de propinas, mas sem deixar de considerar as questões do alojamento, da alimentação e do plano de estudos.

Quem são os Parceiros do projeto?

As entidades parceiras deste projeto são:
a) Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) – coordenação;
b) Universidade de Coimbra (UC): Serviços de Ação Social, Provedoria do Estudante, Administração – Serviços de Gestão Académica e Rede UC – Rede de Antigos Estudantes;
c) Instituto Politécnico de Coimbra (IPC): Serviços de Ação Social e Provedoria do Estudante;
d) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC): Serviços de Ação Social e Provedoria do Estudante;
e) Centro de Acolhimento João Paulo II (CAJPII);
f) Cáritas Diocesana de Coimbra;
g) Instituto de Emprego e Formação Profissional de Coimbra (IEFP).

Como colaborar com o Fundo Solidário?

Participando nas inúmeras atividades e iniciativas do projeto que decorrem ao longo do ano. Enviando o seu contributo para a conta bancária – Instituto Justiça e Paz

Fundo Solidário: 0046 0221 00600264365 53 (Banco Popular)

Para mais informações: aqui