Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) têm a duração de quatro semestres letivos (120 ECTS), incluindo estágio de um semestre letivo (30 ECTS). A sua conclusão confere um Diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, possibilitando ainda a candidatura a licenciaturas da ESTGOH, com dispensa das provas de ingresso e creditação parcial da formação realizada.
Da respetiva estrutura fazem parte unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, de formação técnica e de formação em contexto de trabalho (estágio).
CTeSP autorizados para funcionamento na ESTGOH:
– Contabilidade e Fiscalidade
– Gestão Comercial e de Marketing
– Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
– Gestão de Pequenas e Médias Empresas
– Redes e Sistemas Informáticos
– Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
– Tecnologias Informáticas – Programa BrightStart (Coimbra)(1)
__________________________________
(1) Trata-se de um programa de ensino piloto, decorrente de uma parceria estabelecida entre a ESTGOH e a Deloitte, constituindo uma oportunidade para os estudantes acumularem conhecimentos e competências práticas em ambiente real de trabalho.
O ingresso no CTeSP em Tecnologias Informáticas (Programa BrightStart) está sujeito a um processo de seleção partilhado pelas entidades envolvidas (ESTGOH e Deloitte), segundo o qual os candidatos admitidos pela ESTGOH são sujeitos a dinâmicas de grupo e a entrevistas por parte da Deloitte. Esta entidade assegurará o pagamento das propinas dos candidatos selecionados, bem como o pagamento de uma bolsa mensal em função da respetiva participação nos seus projetos.
Esta informação não dispensa a leitura integral do edital anual do concurso (aceder aqui), a participação nas sessões de esclarecimento anuais (aceder aqui), bem como a consulta da demais informação disponível no site da Deloitte (aceder aqui).
__________________________________
Podem candidatar-se ao acesso aos CTeSP:
a) Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2016, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.ºs 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro;
c) Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma instituição que ministre ensine politécnico têm prioridade na ocupação de até 50% das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso.
Para efetuar a sua candidatura aceda ao InforEstudante.
Pode consultar no site do Politécnico de Coimbra informações detalhadas sobre os CTeSP atualmente em funcionamento.