Segurança no Trabalho

Apresentação

A Pós-graduação em Segurança no Trabalho promovida pela ESTGOH tem como objetivo a organização, desenvolvimento, coordenação e controlo das atividades de prevenção e de proteção contra ricos profissionais. Visa ainda favorecer o relacionamento interpessoal, uma vez que o seu futuro papel profissional lhe exige uma grande capacidade de diálogo, trabalho em equipa e gestão da diversidade de interesses, motivações e atitudes face às temáticas e práticas de segurança no trabalho.

O curso cumpre todos os requisitos exigidos pela Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto relativos à formação inicial de técnico superior de segurança no trabalho que confere título profissional de técnico superior de segurança no trabalho (nível 6, de acordo com a Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho).

Condições de Acesso, Candidatura e Matrícula

Segundo o n.º 1 do artigo 9.º da Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto, os candidatos para terem acesso à pós graduação em segurança no trabalho, devem possuir licenciatura não abrangida pela alínea a) do n.º 1 do artigo 5.º da referida lei ou o bacharelato.

 

Duração do Curso

O Curso de Pós-graduação em Segurança do trabalho terá a duração de 540 Horas: 420 horas de contacto entre as quais 120 horas na componente sociocultural e 300 horas na componente cientifico tecnológica + 120 horas de prática em contexto real de trabalho).

 

Público‐alvo – destinatários: Licenciados ou Bacharéis

 

Saídas Profissionais: Exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho

 

Acesso à emissão de título profissional

O Curso confere o nível VI de qualificação profissional e o acesso à profissão de técnico superior de segurança no trabalho uma vez que se encontra certificado pela ACT ‐ Autoridade para as Condições do Trabalho.

Será emitido pela ESTGOH um Certificado da pós graduação a todos os alunos que obtenham a aproveitamento a todas unidades curriculares, aproveitamento no estágio e tenham frequentado em 90% das unidades curriculares.

Após a conclusão do curso os alunos solicitam a emissão do título profissional de técnico superior de segurança à ACT (entidade certificadora).

Modalidade de Formação: Formação Inicial de técnico superior de segurança no trabalho

 

Objetivos do curso e Resultados Esperados

O curso de Pós-graduação em Segurança no Trabalho (Nível VI) promovido e desenvolvido pela ESTGOH, tem como objetivo dotar os participantes de competências e de instrumentos que lhes permitam desenhar, implementar e acompanhar a execução de processos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST).

No final do curso os alunos deverão: Dominar a gestão das atividades de segurança, higiene e saúde no trabalho;

Identificar e avaliar riscos presentes e potenciais nas atividades laborais, permitindo operar ações de prevenção adequadas; Identificar, conhecer, interpretar os pontos essenciais da regulamentação e legislação específica da área;

Preparar, coordenar e lecionar ações de formação e informação na área em causa; Dar a conhecer metodologias próprias que permitam às empresas envolver todos os colaboradores numa nova atitude associada ao comportamento de (não) risco.

 

Objetivos Gerais

Este curso tem como objetivo geral a formação de profissionais com responsabilidades na área da Higiene e Segurança no Trabalho, capacitando‐os com os conhecimentos e competências necessárias ao exercício da profissão de Técnico Superior Segurança no Trabalho, ou seja, desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais.

 

Objetivos Específicos

 

No final deste curso os participantes estarão aptos a:

. Conhecer o enquadramento legal existente no domínio da segurança ocupacional;

. Colaborar na definição de uma política geral da empresa relativa à prevenção de riscos e planear e implementar o correspondente sistema de gestão;

. Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais;

. Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção;

. Coordenar tecnicamente as atividades de Higiene e Segurança no Trabalho;

. Promover a informação e a formação dos trabalhadores nos locais de trabalho;

. Dinamizar processos de consulta e de participação dos trabalhadores.

 

Plano de Estudos: aqui

 

Coordenador(a) da Pós-graduação em Segurança no Trabalho:

Ana Margarida Januário Cruz

 

A candidatura pode ser feita:

. Presencialmente nos Serviços Académicos da ESTGOH;

2.ª Feira, 3.ª Feira , 5.ª Feira  e 6.ª Feira – Das 09h00 às 11h00 e 4.ª Feira – Das 13h30 às 15h30;

.  Via eletrónica, para o e-mail: academicos@estgoh.ipc.pt;

Através de um  impresso próprio e acompanhado dos seguintes documentos:

. Curriculum Vitae resumido (máximo de 3 páginas A4) e documentos comprovativos das  informações nele constantes, em língua portuguesa ou inglesa com tradução certificada;

. Fotocópia do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal.

Para mais informações, contacte os Serviços Académicos da ESTGOH,

 

. Presencialmente, no seguinte horário:

2.ª Feira, 3.ª Feira , 5.ª Feira  e 6.ª Feira – Das 09h00 às 11h00 e 4.ª Feira – Das 13h30 às 15h30;

 

. Telefonicamente,  no seguinte horário:

2.ª Feira, 3.ª Feira , 5.ª Feira  e 6.ª Feira – Das 11h00 às 12h00 e 4.ª Feira – Das 15h30 às 16h30;

Telf: 238 605 176 (Direto) ou Tef: 238 605 170 _ Ext: 1;

 

. Via eletrónica para o e-mail: 

academicos@estgoh.ipc.pt .