Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) têm a duração de quatro semestres letivos (120 ECTS), incluindo estágio de um semestre letivo (30 ECTS). A sua conclusão confere um Diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, possibilitando ainda a candidatura a licenciaturas da ESTGOH, com dispensa das provas de ingresso e creditação parcial da formação realizada.

CTeSP em funcionamento na ESTGOH:

• .Gestão Comercial e de Marketing
  • .Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
  • .Gestão de Pequenas e Médias Empresas
  • .Redes e Sistemas Informáticos
  • .Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
  • .Tecnologias Informáticas (Programa BrightStart)

Da respetiva estrutura fazem parte unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, de formação técnica e de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

Podem candidatar-se ao acesso aos CTeSP:

a) Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2016, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.ºs 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro;

c) Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma instituição que ministre ensine politécnico têm prioridade na ocupação de até 50% das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso.

Para mais informações consulte:

Edital geral (CTeSP)

Edital específico (CTeSP em Tecnologias Informáticas – Programa BrightStart)

Calendário para Acesso e Ingresso nos CTeSP – ano letivo 2021/2022 (DESPACHO-SP-113-2021)

Calendário para Acesso e Ingresso no CTeSP em Tecnologias Informáticas – Programa BrightStart

Pode consultar no site do Politécnico de Coimbra informações detalhadas sobre os CTeSP atualmente em funcionamento.